A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Tire suas dúvidas sobre o glúten

Você já deve ter ouvido falar das dietas sem glúten, mas afinal, o que é ele? Confira as perguntas e respostas sobre esse item que pode ou não fazer parte da sua alimentação: 


O que é o glúten?

É uma proteína presente naturalmente em muitos cereais, como o trigo, o centeio e a cevada. O glúten dá elasticidade na receita de diversos alimentos, como o pão, que com ele cresce e fica macio.

Tirar o glúten da alimentação faz emagrecer?

Apenas adotar uma dieta sem glúten não é garantia de perda de peso. No entanto, ao diminuir seu consumo, muitas fontes de carboidratos deixam de ser ingeridas e isso leva a uma redução de calorias no prato e à provável perda de peso.

Intolerância e alergia ao glúten são diferentes?

A diferença entre alergia e intolerância a qualquer alimento é feita pelo tempo e forma de reação. Na alergia, a reação é violenta e quase sempre imediata. Para o alérgico a glúten cada contato com a proteína pode ter uma reação pior. No caso da intolerância, a reação aparece com o tempo, há uma graduação, você pode ser pouco ou muito intolerante, e a reação depende da quantidade ingerida, mas será sempre a mesma reação.

Problemas durante a gravidez, o parto e a amamentação têm ligação com o surgimento da doença nos bebês?

Não há nenhuma pesquisa que comprove cientificamente que há uma relação entre o desenvolvimento dessa doença com problemas ocorridos durante a vida do bebê. Apesar de a amamentação proteger de diversas doenças, ela não afasta a chance do recém-nascido se tornar celíaco.

A doença celíaca é hereditária?

Existem fatores genéticos que podem criar uma predisposição para o aparecimento dela, porém, essa doença não pode ser considerada hereditária por não haver ligação direta entre um portador e seus descendentes. Estima-se que cerca de 10% dos familiares diretos de um celíaco possam herdar a doença.

O celíaco pode tomar qualquer medicamento?

É preciso tomar cuidado, pois alguns comprimidos e cápsulas podem apresentar farinha de trigo em sua composição. Por isso, é importante informar o médico antes da prescrição de qualquer remédio. 

É possível diagnosticar a doença celíaca sem um teste?

Como os sintomas de quem é celíaco podem ser confundidos com os de outras doenças, somente a biópsia consegue definir com exatidão se o indivíduo possui ou não intolerância ou alergia ao glúten.

Fonte: Alto Astral (com minha consultoria)




Nenhum comentário:

Postar um comentário