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quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Festas de fim de ano: dicas para comer com moderação!


Está dada a largada para as festas de final de ano. Estamos às vésperas de viver intensamente as celebrações do trabalho, família, amigos. Afinal, dezembro é o mês da felicidade, época de transformar cada encontro em algo muito especial, reunir as pessoas queridas, brindar a chegada de uma nova fase.

Contudo, nesse período a ceia é sinônimo de excesso, já que manter a rotina alimentar balanceada é praticamente uma missão impossível. Será? Com tantas tentações à mesa, existe a possibilidade de resistir aos prazeres gastronômicos que, muitas vezes, só surgem no Natal e Ano Novo? Esse é um dos grandes desafios a serem enfrentados nessa temporada. Se não der para conter a vontade, fique calmo. A regra é ser feliz, mas com moderação. Confira as dicas:

  • Invista nas frutas, presença garantida em 99% nas ceias brasileiras. Mire na maçã e aproveite, já que ela é rica em vitaminas B, C e E e polifenóis, que ajudam a manter o equilíbrio das funções do intestino, além de ter ação anti-inflamatória;
  • A dupla, Melancia e Melão, também deve ganhar destaque nas refeições, pois possuem grande quantidade de água, ajudando a combater inchaço e amenizar sensação de mal estar;
  • Brinde com os seus amigos, mas intercale com um copo de água entre uma bebida alcoólica e outra;
  • Não exagere nas porções de itens gordurosos e cheios de molhos. Assim, você não precisa ter dor de cabeça depois das festas;
  • Se a correria de final de ano te tira o sono, invista em alimentos que te ajudam a baixar o nível de adrenalina, como carnes magras, leite e derivados, castanha-do-pará e de caju, e frutas (banana e a maçã). Estes tipos de alimentação são precursores do Triptofano, responsável pela sensação de bem-estar e de relaxamento.

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