A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Alimentos detox pós-ceia


Um dos grandes desafios nas festas de fim de ano é manter a dieta ou uma alimentação regrada. São tantas guloseimas e tantos pratos gostosos, que fica até feio não experimentar. Mas entre uma ceia e outra, você pode acabar perdendo o controle no prato e exagerando na dose. Hoje, vou compartilhar alguns alimentos que irão ajudá-lo a aliviar a sensação de mal-estar e de "estufamento" depois das comemorações.


FRUTAS

Abacaxi
Por possuir uma enzima chamada bromelina, responsável por digerir as proteínas presentes em grandes quantidades, o abacaxi é uma das opções para combater o inchaço e aliviar o estômago. Uma fatia média, consumida após a refeição, é o suficiente. Para quem sofre de gastrite ou refluxo, fica o alerta! A fruta aumenta a acidez no estômago, aumentando os sintomas das doenças. Por isso, evite!

Maçã
A fruta rica em vitaminas B, C e E e polifenóis, ajuda a manter a mucosa gástrica e o equilíbrio das funções do intestino. Também é rica em pectina, substância que dificulta a absorção de carboidratos e gorduras pelo organismo. O ácido presente no alimento age como anti-inflamatório enquanto seu suco tem grande poder de regeneração. Você pode consumir a maçã como sobremesa ou sucos nos dias pós-festa.

FOLHAS
Couve
Por ser rica em fibras, a verdura é um forte aliado no processo digestivo, favorecendo um melhor trânsito intestinal. E mais: é excelente para o fígado por possuir sulforafano, isotiocianato e indóis, substâncias que previnem contra o câncer. A folha pode ser consumida diariamente na forma de suco ou até na forma crua ou refogada. Mas quem sofre de hipo ou hipertireoidismo, cuidado! O vegetal pode alterar as funções da glândula da tireoide. A palavra-chave é moderação.

Repolho Roxo
Tem forte ação anti-inflamatória e por conter muito enxofre, participa diretamente na desintoxicação e limpeza do organismo. Pode ser consumido sem exagero. Porém, quem sofre de flatulência, deve dobrar o cuidado, pois a hortaliça favorece o acúmulo de gases no estômago e intestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário