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quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

10 dicas para se controlar nas festas de fim de ano



Para não engordar nas festas de fim de ano, a palavra chave é moderação. Evitando os excessos de comida e bebida e fazendo trocas espertas, é possível compor um prato saudável sem passar vontade de provar as delícias típicas da época.

O mais importante é tirar o foco da comilança e aproveitar ao máximo o momento de reunião com familiares e amigos. Assim você evita aquela sensação de mal estar e arrependimento que normalmente batem depois dos exageros cometidos. Confira abaixo as dicas:

1) Não pule refeições esperando a hora da ceia. Chegar à mesa morrendo de fome nos faz extrapolar nas quantidades.

2) Comece o dia com um bom café da manhã. Consuma muitas fibras, como farelo de aveia e farinha de linhaça e proteínas, que mantêm a saciedade por mais tempo. Prepare um suco verde, fonte de vitaminas, minerais e energia para encarar a maratona de festas.

3) Na hora da festa, evite os petiscos mais calóricos como queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar), salames, azeitonas e salgadinhos em geral. Prefira castanhas, frutas secas e torradas.

4) Faça um prato de salada antes do prato principal e mastigue bem. Esse processo gera mais saciedade e ajuda a evitar os exageros.

5) Evite bebidas alcoólicas. Uma lata de cerveja ou um drink feito com leite condensado têm 150 kcal. Uma taça de vinho ou champanhe para fazer o brinde é o bastante.

6) Prefira as carnes magras, como peru, e sempre retire a pele. Além de ser altamente calórica, ela é fonte de gordura saturada, que eleva o colesterol.

7) Cuidado com as sobras! A comilança pode se estender por um ou dois dias após a festa.

8) Sobremesas à base de frutas são as melhores opções. Invista em uma cesta repleta de frutas da época, como lichia, figo, cereja e ameixa.

9) Coma um pouco de tudo o que sentir vontade, mas lembre-se: o segundo pedaço tem o mesmo gosto que o primeiro. Invista em porções pequenas e evite a culpa e a frustração.

10) Se a comemoração de Natal for na sua casa, prepare uma ceia light e deixe a família inteira em forma.


Fonte: Bolsa de Mulher

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