A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

terça-feira, 26 de julho de 2016

Os benefícios do alho poró para a saúde e o emagrecimento


O alho poró está cada vez mais conquistando o paladar de muitos. Ele cai bem em várias receitas: pizza, risoto, patê, salada e até em preparações mais simples, como por exemplo incluir no arroz de todo dia. E o melhor de tudo isso é que ele tem propriedades bem interessantes para saúde.

Da mesma família do alho e da cebola, o alho poró que mais parece com a cebolinha possui vários nutrientes, vitaminas e minerais: vitamina A, C e do complexo B, ferro, fósforo, potássio, cálcio e a substância funcional chamada alicina que tem ação anti-inflamatória e colabora com o bom trabalho do sistema imunológico. Ele também pode ajudar no controle do colesterol.

Hoje em dia já é possível encontrar essa hortaliça em feiras, sacolões e alguns supermercados. Na hora da compra prefira os bem brancos, com a parte superior das folhas bem verdes e frescas. Você pode guardar na geladeira e usar no prazo de 3 a 5 dias. Utilize a parte branca e prefira consumir cru ou levemente aquecido para que conserve suas características naturais.

Geralmente ele é usado fatiado e pode ser preparado refogado ou assado. Procure deixar sempre al dente, para que não perca a e textura e o sabor. Fica uma delícia em recheios de tortas, suflês, risotos. Para os que não gostam de cebola, ele pode ser um ótimo substituto, já que o seu cheiro e sabor são mais suaves.


Fonte: Mais Equilíbrio

terça-feira, 19 de julho de 2016

Jiló ajuda a emagrecer!


Ele faz franzir a testa e provoca cara feia, mesmo quando está somente na imaginação. Encarar o amargo do jiló, porém, faz bem ao coração, combate o mau hálito e ainda ajuda a perder peso.

Embora pertença a mesma família que o pimentão e a berinjela, o jiló é um fruto, e não legume, como seus primos. É concentrado em vitaminas A, do complexo B e C. Contem minerais, cálcio, ferro e magnésio, mas seu potencial reverenciado é no combate ao colesterol e à halitose.

Na dieta, ele ajuda a combater a vontade de comer, sensação quase incontrolável nos mais ansiosos. O valor calórico baixo, 40 calorias em 100 gramas, permite que o jiló seja consumido sem pesar na consciência. Com uma grande quantidade de água na composição, é um aliado do regime, pois promove saciedade.

Entretanto, para ter resultados na balança e na saúde, ele deve ser incorporado à dieta. O gosto amargo precisa fazer parte da refeição ao menos uma vez por semana. Os benefícios desses alimentos só serão sentidos quando ingeridos com frequência. Não vale comer apenas esporadicamente. Uma ou duas vezes por semana é o ideal.

Para quem gostou do valor agregado, mas não consegue desfazer a careta, triturar e fazer dele uma farofa é uma boa alternativa para consumi-lo sem dor. Duas colheres de sopa por semana já são suficientes para garantir seus benefícios. Refogá-lo no azeite também deixa o alimento fácil de comer. Para quem prefere comer o fruto, cortar o jiló em quatro partes e deixá-lo de molho na água com sal por 15 minutos ajuda a reduzir o amargor. 

Fonte: Ig



terça-feira, 12 de julho de 2016

Dicas para manter a forma no inverno


Todo mundo sabe que manter o peso durante a temporada Outono-Inverno é difícil. É comum ganhar peso nessa época do ano, pois a tendência é relaxar na alimentação, se exercitar pouco e, quando menos se espera, o ponteiro da balança subiu. A dieta dá lugar às receitas tradicionais do período mais frio do ano, como foundue, queijos e chocolates. Sem contar que, ao chegar o inverno, a temperatura do nosso corpo cai e, para se aquecer, ele utiliza a comida como sua fonte mais poderosa de energia. Nessa fase, quem está acima do peso tende a preservar os quilos a mais, porque o corpo sente a necessidade de estocar a gordura.

Portanto, fique atento às dicas de como manter e até perder peso durante a temporada mais fria do ano:

Invista nas sopas
As sopas são grandes aliadas da época, mas é necessário ficar de olho ao escolher os ingredientes. Evite preparos com muito azeite, macarrão, queijos amarelos, bacon, creme de leite e pão italiano. Use grãos como lentilha e grão-de-bico misturados a vários legumes, assim torna a sopa menos densa e calórica.

Masque chicletes
Outra dica interessante é mascar chiclete sem açúcar após o almoço. Segundo um estudo da Universidade da Louisiana (EUA), ele ajuda no combate da fome por doces e também melhora sensivelmente a preguiça. Mas nunca exagere no consumo de chicletes. Se sentir fome, principalmente se a última refeição aconteceu há três horas, faça um lanche leve com baixa caloria ou coma uma fruta.

Prefira fondue light
Como fugir do clássico fondue no inverno? A saída é optar pela “versão light”. Compre queijo feito com leite desnatado ou prefira os brancos. Lembre-se: quanto mais amarelo, mais engordativo esse laticínio será. Se o fondue for de frutas, abuse do morango, da uva e do abacaxi.

Escolha vinho a outras bebidas alcoólicas
Evite o excesso de bebidas alcoólicas, mesmo que seja vinho. O correto é apenas uma taça por dia. Ele funciona como desentupidor dos vasos sanguíneos e faz bem ao coração.

Torne o ato de beber chás um hábito
Tome chá quente de erva-cidreira, chá verde e chá preto da Índia, pois eles ajudam a inibir a fome. O de gengibre aumenta o metabolismo em 20%.



terça-feira, 5 de julho de 2016

Inclua esses grãos na sua refeição!


Você sabia que entre 2004 e 2009 o consumo de alimentos saudáveis cresceu 82% aqui no Brasil (segundo o Instituto Euromonitor)? E a previsão é que até 2014 aumente mais 39%. Isto quer dizer que o brasileiro está se alimentando melhor a cada dia, e é claro que não podem faltar nas refeições alguns dos grãos mais benéficos para a saúde.

A linhaça, por exemplo, auxilia na digestão, reforça o funcionamento do cérebro  e ajuda a prevenir o câncer de mama. Além disso, a semente é rica em vitaminas, ferro e zinco, essenciais para o nosso organismo.

Outro grão importantíssimo para a nossa alimentação é o amaranto. Rico em proteínas (15%, mais do que o milho, arroz e trigo), a semente ainda ajuda a baixar a taxa de colesterol ruim, o LDL. Além das fibras, o amaranto contém cálcio, zinco, vitaminas A e C (antioxidantes). O valor nutricional do amaranto é comparável ao do leite, sendo assim ideal para o consumo por crianças, gestantes e mulheres em fase de amamentação. O seu consumo também reduz o apetite, ajudando no controle do peso.

A quinua é aliada no combate à celulite. É um grão completíssimo, muito rico em aminoácidos, e que contém vitaminas B1, B2, B3, C e E. Pode substituir outras fontes de carboidratos, como o arroz e o feijão, e ser incluída no preparo de pães, bolos, massas, entre outras receitas. Para aproveitar melhor os seus nutrientes, recomenda-se lavar os grãos em água quente antes do consumo.

Com esses grãos em sua alimentação, você terá uma vida mais saudável e com o peso controlado!