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segunda-feira, 6 de junho de 2016

Aprenda a fazer arroz light, com 50% das calorias


Sabia que é possível preparar um arroz com 50% menos calorias? Segundo cientistas da Faculdade de Química do Sri Lanka, não existe muito segredo para esta redução drástica. Basta ferver a água e cozinhar o arroz, simples assim! O pulo do gato está em trocar o óleo de soja comum na hora de refogar, pelo óleo de coco!

Antes de adicionar os grãos à panela, os pesquisadores colocam óleo de coco na água. A quantidade deve ser de 3% o peso do arroz a ser preparado. Depois de pronto, eles deixam o arroz na geladeira por 12h e por fim, requentam e servem.  Uma xícara de arroz cozido puro - sem contar outros ingredientes, como óleo e manteiga - tem cerca de 200 calorias. A maior parte delas vem do amido, que é processado pelo corpo em forma de açúcar e se torna gordura quando consumido em excesso. 

Segundo a revista Galileu, o que faz a diferença é que existem vários tipos de amido. Alguns são mais resistentes e, como demoram mais para serem processados pelo seu organismo, acabam sendo menos absorvidos e eliminados. O resultado é um menor armazenamento de gordura. A maneira de preparo de um alimento pode alterar a forma do amido. Isso pode transformar uma substância que seria facilmente absorvida pelo corpo em algo mais resistente. 

No caso do arroz, ele mudou ao receber um lipídio (o óleo de coco) antes de seu cozimento e ao ser resfriado logo após o processo. Incrível não é? Os estudiosos também foram capazes de reduzir as calorias do arroz menos saudável em 12% e do mais saudável (o Suduru Samba, um tipo de arroz asiático) em 50%. Que tal experimentar essa novidade?

Fonte: Vila Mulher


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