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sexta-feira, 13 de maio de 2016

Sucos campeões em vitamina C


Para passar o inverno sem gripes e resfriados, um dos melhores arsenais para reforçar o seu sistema imunológico são os sucos ricos em vitamina C. Os sucos são uma ótima opção, pois hidratam (o que é importantíssimo em todas as estações, inclusive no inverno), nutrem e oferecem vitaminas e sais minerais necessários para manter o corpo saudável e forte. Veja a seguir algumas dicas sobre as frutas com grande concentração de vitaminas importantes para o inverno:

Limão - A bebida é diurética e diminui a retenção hídrica e o inchaço. Para completar, auxilia a digestão e tem vitamina C. Além disso, o limão é rico em ácido cítrico, que tem ação adstringente, ou seja, ajuda a dissolver gorduras e toxinas, e deixa o pH do sangue e de outros líquidos menos ácidos, contribuindo para o funcionamento do metabolismo.

Romã - uma das melhores frutas da estação com grande concentração de ferro, antioxidantes, fitoquímicos, polifenóis e vitamina C. São ricas em fibras que ajudam a combater doenças cardiovasculares, protegem nosso organismo de radicais livres nocivos, ajudando a prevenir doenças como o câncer, e são indicadas para pacientes anêmicos.

Cranberry - uma frutinha vermelha que está ganhando espaço nos cardápios nacionais por ser rica fonte em vitamina C. Originária de regiões com baixíssimas temperaturas, como Chile e Estados Unidos, só é encontrada in natura aqui no Brasil, por isso a ingestão do suco da fruta é a forma mais popular de consumo entre os brasileiros. O suco contém vitaminas C, A e E além da grande capacidade antioxidante. Sabe-se, inclusive, que o suco de cranberry possui concentração de vitamina C três vezes superior a da laranja.

Caju - A fruta tem vitamina C de sobra, que é um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres. Pesquisas mostram que a presença de compostos fenólicos ajudam até a prevenir doenças cardíacas. Entre os minerais, ferro e cálcio têm destaque, melhorando a saúde dos ossos.

Confira uma receita de suco rico em Vitamina C:

Suco de Pêra, Abacaxi e Laranja

A pêra possui doses consideráveis de sais minerais como potássio, sódio, cálcio e fósforo. Vitamina C, provitamina A e vitaminas do complexo B também aparecem nessa fruta. Já o abacaxi, rica fonte de vitamina C, ajuda a dar uma força na digestão. E a laranja, fonte de vitamina C e ácido fólico, também é rica em cálcio, fósforo e potássio.

  • 50 g de pêra com casca
  • 100 g de abacaxi descascado
  • 300 ml de suco de laranja

Descasque o abacaxi e pique-o em pedaços. Coloque-o no liquidificador com a pêra picada e o suco de laranja e bata bem. Sirva num copo grande, sem coar, acompanhado de canudo.



Fonte: Vila Mulher

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