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segunda-feira, 23 de maio de 2016

Minhas dicas sobre glúten e lactose no site Alto Astral

O site da revista Alto Astral publicou uma matéria sobre o glúten e a lactose, e a sua relação com a dieta, e eu participei dando algumas dicas. Clique na imagem abaixo e confira a matéria:


Leia abaixo um trecho da matéria com as minhas aspas:

A reeducação alimentar aliada à prática de atividades físicas regular é a fórmula ideal para ver os ponteiros da balança baixarem. Entretanto, existe muita gente que prefere optar por dietas restritivas que, além de não eficientes, podem causar a deficiência de nutrientes indispensáveis para a saúde.

Dietas que têm como objetivo perder peso retirando o glúten e a lactose do cardápio prometem funcionar, entretanto, não existem comprovações científicas que garantam esse fato. O que acontece, na verdade, é uma redução do consumo dos alimentos calóricos e, portanto, o emagrecimento não se dá pela retirada da substância em si, mas sim, pelo fato de esses ingredientes serem evitados. No caso da lactose, o que acaba saindo do cardápio são iogurtes açucarados, queijos amarelos, cremes à base de leite, leite condensado, leite integral e outras opções repletas de calorias. Já no caso do glúten, a falta de alimentos à base de farinha branca, como pão francês, pizza, baguete, sonhos de padaria, farofa e salgados em geral contribuem para o emagrecimento.

Em algumas dietas que objetivam o emagrecimento, a retirada do glúten e da lactose são recomendadas mesmo para pessoas que não possuem a doença celíaca e nem intolerância à lactose. No entanto, é preciso estar atento a esse tipo de alimentação, já que o organismo tende a sair prejudicado. “Pode-se fazer a retirada por um determinado período e depois reintroduzir na dieta. A avaliação profissional para os objetivos, ou possíveis sintomas, é fundamental para o consumo ou o corte do glúten”, explica a médica ortomolecular Luciana Granja.

Fonte: Alto Astral (com minha consultoria)

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