A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

segunda-feira, 2 de maio de 2016

5 benefícios da couve


De vez em quando, todos nós consumimos um pouco de couve. Mas, se realmente soubéssemos como esse alimento é rico em nutrientes, talvez ingeríssemos ainda mais. Outra vantagem é a versatilidade das folhas, que podem ser consumidas cruas, levemente cozidas e ainda ficam deliciosas em sucos e vitaminas.

Então, para que você tenha bons motivos para incluir mais algumas folhinhas de couve na sua alimentação, confira essa lista:

A couve tem mais vitamina C do que uma laranja

Uma xícara de couve picada contém 134% da dose diária recomendada de vitamina C, enquanto uma laranja média tem 113% do que é preciso consumir diariamente. A diferença pode parecer pequena, mas é preciso lembrar que essa quantidade de couve pesa apenas 67 gramas e a laranja soma 131 gramas. Com uma ajudinha da matemática, é possível notar que a couve chega a ter mais de duas vezes a quantidade de vitamina C de uma laranja.

A couve tem gorduras boas

É difícil associarmos legumes e verduras como fontes de gorduras saudáveis. No entanto, a couve representa uma ótima fonte de ácido alfalinolênico (ALA), um ácido graxo ômega-3 que é essencial para a saúde mental, além de agir na diminuição dos riscos de diabetes tipo 2 e melhorar as condições do coração. Cada porção de couve tem 121 mg de ácido alfalinolênico.

A couve é fonte de vitamina A

Além de ser rica em vitamina C, a couve também é uma excelente fonte de vitamina A. Uma porção tem 133% da dose diária recomendada – mais do que qualquer outro vegetal folhoso.

A couve tem mais cálcio do que um copo de leite

Couve e leite não são alimentos semelhantes e têm usos bastante diferentes na cozinha. Mas se você está preocupado com a sua ingestão de cálcio, saiba que vale muito mais a pena ingerir couve do que beber um copo de leite. Uma porção de 100 gramas de couve tem 150 mg do nutriente, enquanto a mesma porção de leite tem 125 mg. Mais uma vez, a diferença é pequena, mas a biodisponibilidade do cálcio na couve é muito maior, o que faz com que o nutriente seja absorvido e aproveitado com mais facilidade pelo organismo.

A couve traz ainda mais benefícios quando combinada com outros alimentos

Além de todos os benefícios que você conferiu acima, a couve ainda é rica em fitonutrientes, como quercetina – que combate inflamações e previne a formação de placas arteriais, e sulforafano – uma importante substância na luta contra o câncer. No entanto, boa parte desses nutrientes tem sua ação potencializada quando são combinados com outros alimentos. Gorduras boas – como o abacate e o azeite de oliva – fazem com que os carotenoides solúveis presentes na couve sejam absorvidos mais facilmente pelo organismo. Segundo o Huffington Post, a acidez do suco de limão também ajuda a fazer com que o ferro presente na couve se torne mais biodisponível.


Fonte: TodaEla

Nenhum comentário:

Postar um comentário