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quarta-feira, 20 de abril de 2016

Os benefícios da linhaça dourada


Da linhaça você provavelmente já ouviu falar. Mas e a linhaça dourada? Ela é comum em regiões onde o clima é mais frio, como o Canadá ou o Norte dos Estados Unidos, e tem um sabor mais suave. Já a marrom tem origem mediterrânea, mas as propriedades nutricionais são bem parecidas.

Além de ser uma ótima fonte de proteínas, minerais e vitaminas, o consumo da linhaça dourada eleva a defesa do organismo e suas propriedades antioxidantes reduzem o ritmo do envelhecimento das células. Por ser rica em fibras, ela colabora para o bom funcionamento do intestino, ajuda na redução do colesterol ruim e auxilia no emagrecimento, pois aumenta a sensação de saciedade.

A linhaça dourada é fonte natural dos ômegas 3 e 6, também encontrados em peixes como o salmão, que fortalecem os sistemas imunológico e nervoso, entre outros benefícios.  E tem mais: são aproximadamente 30 componentes anticancerígenos, sendo a lignina o principal deles. Ela ajuda a prevenir a formação de tumores como o de mama, de colo do útero e até mesmo de próstata.

O consumo contínuo da semente diminui as inflamações e, por isso, ela é indicada para quem tem gastrite, artrite e hepatite. Auxilia também o bom funcionamento do sistema cardiovascular e ajuda a regular a pressão sanguínea. Os rins também são beneficiados. A linhaça dourada evita a retenção de líquidos e outros possíveis problemas renais, além de controlar os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo para os diabéticos. A semente possui também a isoflavona, que colabora para mulheres que sofrem com a TPM e com a menopausa

A linhaça dourada pode ser encontrada em lojas de produtos naturais na forma de semente, farinha, óleo ou triturada e o ideal é consumir até 2 colheres de sopa da semente por dia. Ela deve ser triturada levemente no processador ou no liquidificador antes do consumo para trazer mais benefícios, pois a casca é de difícil digestão. Depois de triturada, é importante armazenar na geladeira em um pote escuro por até 5 dias. A linhaça pode ser inclusa em saladas, vitaminas, iogurtes, sucos e no preparo de um bolo, por exemplo. Vale toda a criatividade na hora de consumir.


Fonte: Universo Jatobá

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