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quarta-feira, 23 de março de 2016

Xô gripe! Vitaminas que aumentam a imunidade



O inverno está chegando e nessa época é comum aparecerem doenças respiratórias, como a gripe. Elas são causadas principalmente pela baixa imunidade do organismo. Por isso, é essencial turbinar a alimentação com as vitaminas certas para manter uma saúde de ferro!

Vitamina C


Tem efeito anti-histamínico, que ajuda a reduzir os sintomas da gripe (como a congestão e a coriza). Estudos já mostraram que o hábito de ingerir vitamina C para tentar diminuir a duração da gripe pode funcionar, reduzindo em 8% o número de dias com sintomas em adultos e em 14% em crianças. 



Utilize as frutas, verduras e legumes ricos em vitamina C: acerola, frutas, limão, laranja, lima, kiwi, caju, tomates, morangos, folhas verdes escuras e pimentão verde.

Vitaminas do complexo B 


Aumentam a imunidade do organismo. Estão presente no levedo de cerveja, lentilha, arroz integral, gengibre, peixe, semente de girassol, soja, germe de trigo, banana, verduras verdes, abacate, galinha, gema de ovo e nozes.

Vitamina A 


Apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas e para o sistema imunológico. Sua deficiência aumenta a probabilidade de infecções bacterianas virais como a gripe. Procure consumir: cenoura, abóbora, batata doce, milho, damasco seco, brócolis, melão, mamão, entre outros.

Vitamina E


Tem grande capacidade antioxidante e interage com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, reforçando ainda mais suas propriedades. Sua função principal é proteger as membranas celulares contra os radicais livres. Ela está presente no germe de trigo, óleos vegetais, amêndoas, nozes, castanha-do-pará, gema, vegetais folhosos e legumes.

Zinco 


É um mineral muito importante para o sistema de defesa, pois faz parte de enzimas antioxidantes e sua deficiência resulta em diversas doenças imunológicas. Por isso, é comum encontrar nas drogarias pastilhas de vitamina C associadas ao zinco. Fontes de zinco são as carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves, feijões e nozes.

Selênio 


Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres no nosso corpo e ajuda a deixar a gripe bem longe. A castanha-do-pará é o alimento principal na fonte desse mineral.


Procure incluir ainda no dia-a-dia: gengibre, goiaba, melancia, maçã, inhame, folhas verdes escuras e alho.



Além disso, os líquidos são essenciais em casos de gripes, diluem o muco e ajudam em sua eliminação, melhorando sintomas de obstrução nasal e dor de cabeça, por exemplo. Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia.

Fonte: Vya Estelar 

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