A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 4 de março de 2016

Alho: tempero saudável que ajuda a emagrecer


O alho é um dos principais temperos da culinária brasileira, sendo utilizado para a preparação de arroz, saladas, cozidos e assados. Além de agregar sabor aos alimentos, a raiz possui uma série de propriedades nutritivas que trazem benefícios para a saúde.

Estudos mostram que as propriedades do alho podem prevenir e tratar doenças, das mais simples às mais complexas. É possível ter a diminuição dos níveis de colesterol no sangue, redução moderada da pressão arterial e inibição da agregação de plaquetas.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência Weizmann, de Israel, mostrou que a alicina é o nutriente capaz de gerar diversos benefícios para a saúde. O componente líquido, que dá o cheiro característico ao alho e é criado ao esmagar a raiz, funciona como um bactericida natural ao combater infecções causadas por bactérias, germes e vírus – como o da gripe.

Os agentes presentes na alicina também combatem o colesterol ruim, aumentando a saúde arterial e diminuindo os riscos de bloqueio das veias.  O alho possui ainda ação antioxidante, que combate os radicais livres prevenindo contra  tumores, infarto e envelhecimento das células. 

De acordo com um estudo publicado pelo Jornal de Nutrição norte-americano, as propriedades do alho podem auxiliar na diminuição da massa corpórea. Isso acontece porque o alho possui características termogênicas, que auxiliam no processo de digestão e na aceleração do metabolismo. Quando isso acontece, aumenta o número de calorias queimadas durante o dia e, consequentemente, diminui-se a gordura corporal. 

As propriedades dos alimentos são conservadas quando consumidas ao natural, então, a melhor maneira de aproveitar os benefícios do alho é ingerindo cru em saladas. Quando há intenção de utilizar como tempero para outros pratos, cozinhar com pouca água é a melhor opção para aproveitar seu valor nutritivo.  


Fonte: Daqui Dali

Nenhum comentário:

Postar um comentário