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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Suas unhas estão frágeis? Você pode ter problemas de nutrição!




Que atire o primeiro esmalte quem nunca teve problemas de unhas que quebravam ou descamavam facilmente. O que muitas não sabem é que unhas fracas é sinal de deficiência de alguns nutrientes no organismo.

A unha é composta basicamente de queratina, uma proteína presente também nos cabelos. Para o nosso organismo produzir regularmente a queratina, é preciso se alimentar de proteínas. Se há alguma deficiência do nutriente no organismo, as unhas são as primeiras a sofrer.

As principais causas costumam ser a anemia ou dietas restritivas. É muito comum nos depararmos com pessoas que fazem dieta por conta própria e acabam apresentando deficiência de proteínas. Para saber se há falta de algum nutriente no seu organismo, a consulta com um nutricionista é essencial, pois ele vai avaliar seus hábitos alimentares e seu histórico familiar e, se necessário, solicitar alguns exames.

Algumas medidas simples garantem unhas mais fortes e bonitas. Ter uma boa alimentação, rica em vitaminas e sais minerais já é o suficiente para fortalecer as unhas. A biotina e as demais vitaminas do complexo B, assim como os aminoácidos, vitaminas C e E, auxiliam o corpo a produzir queratina e outras proteínas importantes para o desenvolvimento de unhas fortes. Por isso, para aumentar a absorção das vitaminas e minerais, é imprescindível ingerir vitamina C. Inclua frutos cítricos e legumes à sua alimentação. O uso de suplementos alimentares é possível, desde que recomendado pelo seu nutricionista, que vai indicar o mais indicado para o seu caso.

Para se alimentar bem e ingerir as vitaminas essenciais para o seu organismo, inclua na sua dieta os seguintes alimentos:

- Fontes de vitamina C: Laranja, pimentão amarelo, mamão e morango.
- Fontes de vitamina E: Vegetais de folhas verdes escuras, nozes, sementes e grãos integrais.
- Fontes de biotina: peixe de água salgada, gema cozida, levedura e grãos integrais.
- Fontes de vitaminas do Complexo B: ovo, carne, aves e leite.

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