A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Tornando o sal seu aliado e combatendo o excesso de sódio


O sódio, muitas vezes, é tido como inimigo da saúde, principalmente para pessoas hipertensas. Entretanto, este sal pode evitar câimbras além de proteger o tônus muscular. Porém, o que acontece é que o consumo excessivo pode conduzir várias pessoas a doenças ligadas ao coração, e até um AVC. Hoje vamos entender porque esta substância é tida como vilã e como torná-la um aliado.

O sódio,  facilmente encontrado na água de côco e camarão, e possui um papel fundamental no organismo. Em interação com o potássio, a dupla garante o equilíbrio hidroelétrico do nosso corpo, fazendo dele um nutriente vital. Porém, muitos pacientes pecam pelo excesso, e, para o desconhecimento de muitos, é muito fácil exagerar na dose. Seu consumo diário não deve ultrapassar 2,8mg. Mas a armadilha é que o sódio não é encontrado apenas no saleiro: é utilizado demasiadamente como conservante e aromatizantes de produtos industrializados.

Ou seja, se você é fã do jeito americano de viver – comidas industrializadas, fast foods, refrigerantes etc -, é melhor tomar cuidado! Dados do IBGE apontam que os brasileiros já consomem o triplo da dose necessária por dia, o que acarreta problemas para pessoas idosas, hipertensas ou com doenças correlacionadas. Se você sente inchaço nas pernas, mãos e tornozelos, falta de ar, dores ao andar e está com a pressão sanguínea elevada, recomendo a visita a um médico. Estes são indicadores do excesso de sal no organismo.

Mas como não é fácil cortar todos estes alimentos da dieta de uma hora para outra, existem algumas dicas que podem ser uma mão na roda. Não economize nas frutas e verduras, e ao preparar os alimentos, use uma quantidade suficiente para dar o sabor, mas evite também consumo de pães, queijos embutidos, enlatados, além de retirar o saleiro da mesa. Banana prata, linhaça, suco de uva e iogurte desnatado são um dos alimentos que bloqueiam a ação do sódio, e são super bem vindos em uma dieta contra a hipertensão.

Fonte: Revista Viva Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário