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quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Combatendo inflamações com alimentos certos


Artrites, dermatites, sinusites e outras doenças terminadas em “ite” podem ser o resultado de uma rotina estressante e de uma dieta desequilibrada. Os alimentos certos podem funcionar como anti-inflamatórios naturais. Além de nutrir, estes alimentos contribuem para os processos fisiológicos e as respostas inflamatórias.

Quando nosso corpo sofre uma lesão na célula ou no tecido provocado por algum organismo estranho, a inflamação age como uma resposta do corpo a este invasor. E quando a ameaça é detectada, há um grande esforço por parte do nosso corpo para tentar achá-la e neutralizá-la o mais rápido possível.

Quando a ameaça é detectada, o local do corpo que a identificou sofre um aumento do fluxo de sangue, que circula espalhando as células protetoras. São esses “agentes do bem” que provocam inchaço, calor e vermelhidão na área onde se trava a batalha pela saúde. Sem saber, podemos estar consumindo que podem ser extremamente irritantes ao nosso organismo. As gorduras (saturadas), por exemplo, se apresentam como as maiores vilãs. Carnes gordurosas e queijos amarelos podem contribuir para o agravamento da inflamação e ainda provocar resistência à insulina.

Entre os alimentos que mais combatem as inflamações estão o chá-verde, o alho, a aveia, a cebola, as frutas e hortaliças e a soja. Aposte também nos ácidos graxos ômega-3, encontrados na semente de linhaça, no azeite de oliva extravirgem e nos peixes das águas frias. Enriqueça seu prato, fique longe dos produtos industrializados, aromatizados e invista em uma dieta rica em alimentos naturais. O resto, o seu corpo faz por você.


Fonte: Revista Viva Saúde

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