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sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Combatendo a TPM com alimentos naturais


Quem é mulher, sabe: há meses em que a TPM ataca de verdade e os sintomas são muito desconfortáveis e dolorosos. É uma mistura de inchaço, oscilação de humor, desejos incontroláveis e mais uma série de sintomas que são fruto do desequilíbrio dos níveis de estrógeno e progesterona. Hoje, vamos conferir quais alimentos-chave podem ajudar você a driblar esses incômodos.

Cada mulher tem um tipo diferente síndrome pré-menstrual, que depende da sua sensibilidade à progesterona. O desconforto causa cólica, seios doloridos, ansiedade, dor de cabeça, inchaço e muitos outros sintomas que impedem as mulheres de continuarem sua rotina normalmente. Por isso, existem certos alimentos que podem nos ajudar a melhorar estes sintomas. Durante a TPM, temos uma maior propensão a reter líquidos, acumulando-se como resultado de flutuações hormonais. No combate  ao inchaço, alimentos ricos em potássio, cálcio, magnésio, e vitaminas B e C desempenham um importante papel. Banana, abacate, erva-doce e frutas cítricas são ótimas opções.



Cientistas sugerem que as ervas sejam usadas como aliadas na dieta para amenizar as mudanças de humor, seios doloridos e até a cólica. O extrato do arbusto agnocasto estimula o sistema endócrino a produzir progesterona, o que reduz os sintoma acima. A prímula também é uma ótima aliada no controle da ansiedade e da cólica, típicas desse período, assim como a raiz de valeriana, que relaxa a musculatura.

De acordo com estudos e pesquisas, a vitamina E e os ácidos graxos são escape no período pré-menstrual. Uma dieta baseada nesses nutrientes podem reduzir consideravelmente os sintomas da TPM, pois funcionam como receptores de prostaglandina, a vilã causadora da cólica. Peixes e polivitamínicos ficam como sugestão para incluir no menu.



Fonte: Women's Health

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