A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Aposte no chá mate para diminuir o colesterol


O chá-mate é uma bebida produzida a partir da erva-mate (Ilex paraguariensis) tostada. Entre os nutrientes da erva-mate, e consequentemente de seu chá, destacam-se as metilxantinas (cafeína e teobromina), compostos fenólicos, flavonoides e as saponinas. Entre os seus benefícios estão:
Diminui o colesterol: A erva-mate é rica em saponinas, que tem um efeito anti-inflamatório, e compostos fenólicos, que possuem forte ação antioxidante. Estes nutrientes contribuem para a diminuição do colesterol total e do colesterol ruim, o LDL. Isto porque ajudam a bloquear a absorção de colesterol no intestino delgado e ainda inibem a síntese do lipídeo no fígado. 
Ajuda a emagrecer: O chá-mate possui as metilxantinas (cafeína e teobromina) em sua composição. Essas substâncias conferem ao chá o efeito termogênico, pois ele acelera o metabolismo e aumenta o gasto calórico em repouso. Esse mecanismo aumenta a queima de gordura, por isso a bebida pode contribuir para o emagrecimento. 
Ação diurética: As metilxantinas (cafeína e teobromina) presentes no chá-mate também possuem propriedades diuréticas. Assim, a ação diurética da bebida ajuda na eliminação de toxinas que fazem mal para o organismo e dificultam o emagrecimento. 
Melhora a digestão: As saponinas presentes no chá-mate auxiliam na liberação de sucos digestivos, principalmente a bile, por isso, podem facilitar a digestão de alimentos. 
A quantidade recomendada de chá-mate é de cerca de um litro por dia no qual é utilizado 20 gramas das folhas de erva-mate. É interessante dividir a bebida em porções de 330 ml e tomá-las antes ou durante as principais refeições (café da manhã, almoço e jantar). Evite o chá mate de saquinho, que costuma vir misturado a outras ervas. Para adoçar, previra agave ou stévia.
Fonte: Minha Vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário