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quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Peso regulado e saúde de ferro: os benefícios do Ômega-3



Os benefícios do Ômega-3 para a saúde são inúmeros, mas foi no quesito emagrecimento que esse óleo começou a chamar a atenção. Uma pesquisa realizada na Universidade de Navarra, na Espanha, mostrou que a ingestão de Ômega-3 auxiliou na eliminação dos quilos extras de 32 pessoas. Além da perda de peso, o estudo apontou que o consumo regular de Ômega-3 é capaz de reduzir a pressão arterial e equilibrar a pressão alta.

Seu consumo ajuda a manter a saúde do coração, livrando-o do excesso de colesterol. Já na regulação da pressão arterial, o Ômega-3 age aumentando a elasticidade das artérias, atuando também como um anti-trombótico (previne a trombose) e reduzindo a taxa de triglicerídeos.

A principal fonte da gordura são os peixes que sobrevivem em águas profundas em frias (cavala, arenque, sardinha, salmão, atum), ou alimentos como semente de linhaça, óleo de linhaça, sementes de chia, óleo de canola e nozes. É recomendado o consumo de 1,1 g por dia e é importante não exagerar na dose.

Há também cápsulas de Ômega-3 que são ideais para suplementação, principalmente para praticantes do vegetarianismo e mulheres na menopausa. Para quem quer emagrecer, as cápsulas também podem ser recomendadas com orientação médica.

Hoje, com os avanços tecnológicos, vemos surgir nas prateleiras dos supermercados alguns alimentos vitaminados com o Ômega-3, como o leite e derivados, margarinas, ovos, alimentos funcionais e outros. Mas assim como qualquer outro alimento com uma quantidade elevada de determinados nutrientes, o abuso pode ser prejudicial. O excesso de ácidos graxos (como o Ômega-3) no organismo pode provocar alterações na coagulação do sangue.

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