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quarta-feira, 22 de abril de 2015

Vinagre para manter a forma


Uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, acompanhou 30 voluntários durante 30 dias. Metade do grupo tomava uma colher (sopa) de vinagre antes do almoço e outra antes do jantar. Adivinha só? Na turma do tempero, os voluntários emagreceram, em média, 2 quilos, sem mudar nada na alimentação.

Isso porque o ácido acético, presente em todos os tipos de vinagre, aumenta a termogênese, ou seja, o gasto de energia. Além disso, a substância é apontada como um poderoso recurso para manter o metabolismo ativo. O vinagre ajuda, ainda, a manter estáveis os níveis de glicemia no sangue. Ele é capaz de baixar os índices glicêmicos de pratos ricos em carboidratos, como as massas, fazendo que demorem mais tempo para serem absorvidos pelo corpo, o que evita os picos de insulina seguidos de episódios de compulsão. O consumo do tempero antes das refeições pode diminuir o índice glicêmico do que estiver no prato em até 20%.

Importante também é a ação do tempero sobre a digestão. Ele estimula a secreção de suco gástrico, facilitando a quebra dos alimentos e a absorção de seus nutrientes. Como consequência, o intestino também é beneficiado. O vinagre acentua o sabor dos demais condimentos e permite que a quantidade de sal adicionada aos pratos seja reduzida. E com menos sódio na dieta, o inchaço também diminui.

Duas colheres (sopa) de vinagre por dia são o suficiente para garantir todos esses benefícios. O ideal é consumi-lo nas refeições principais, na salada da entrada, como molho para as massas ou até acompanhando a sobremesa. Só não vale exagerar! A dose diária do líquido deve ficar mesmo entre duas e três colheres (sopa), para evitar danos ao estômago, como azia e queimação. Quem tem gastrite ou úlcera deve evitar o consumo.

Fonte: Corpo a Corpo


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