A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Os benefícios do cacau


Matéria-prima do chocolate, o cacau é considerado um dos alimentos funcionais mais importantes. Rico em vitaminas, minerais, magnésio e flavonoides, ele é capaz de elevar a qualidade da saúde do coração, melhorar o humor e ainda dar uma ajudinha na dieta.

Todos esses benefícios, no entanto, só podem ser aproveitados por meio do consumo do chocolate amargo ou meio amargo, que possuem, pelo menos, 55% de cacau em sua composição. Quanto mais claro o chocolate, menos cacau ele tem – e, em compensação, mais adição de leite e açúcar ele recebe, o que torna o produto muito mais gorduroso, calórico e prejudicial à saúde. O chocolate branco não possui cacau.

O alimento também pode ser ingerido em pó e usado em preparações. Confira na galeria as principais vantagens do seu consumo para a saúde e beleza:

Humor: o cacau estimula a liberação de endorfinas, contribuindo para a síntese de serotonina, que ajuda a relaxar e aliviar o estresse. Por conta disso, garante maior disposição mental e combate a depressão.

Coração: rico em flavonoides, que têm efeito antioxidante, o alimento age protegendo o sistema cardiovascular e circulatório e impedindo a deposição de gordura nas artérias, combatendo a hipertensão. Além disso, contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

Emagrecimento: Os chocolates amargo e meio amargo são aliados da dieta. Além de controlarem a ansiedade e elevarem a sensação de bem-estar, evitando a compulsão por alimentos, eles saciam a vontade de comer doce, ao mesmo tempo em que promovem melhorias na saúde.


Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário