A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 6 de março de 2015

Os poderes do tomate


Certos vegetais nunca podem faltar na salada. Um deles é o tomate, uma fruta da família das Solanácias, que de longe são a fonte mais rica em licopeno, um poderoso antioxidante que combate os radicais livres, retarda o envelhecimento precoce e protege contra o câncer.

O licopeno é um carotenóide responsável por dar a cor vermelha ao tomate, e também pode ser encontrado na melancia, goiaba, morango e mamão (mas em menor quantidade). Para ser absorvido corretamente, devemos consumir também uma dose de gordura monoinsaturada (a “gordura boa”). A melhor forma é utilizando um fio de azeite de oliva extravirgem para temperar.

Outro fato que melhora a absorção do licopeno é o cozimento, portanto, molhos, sopas e cremes de tomate são bem vindos. Não são recomendadas as versões industrializadas, assim como o catchup, molhos prontos temperados, etc, pois estes possuem grande quantidade de aditivos químicos e sódio.

Os tomates também são fonte de vitamina C e potássio, um mineral importante para o controle da pressão arterial e contrações musculares, e na manutenção dos líquidos celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário