A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Alimentação saudável: alcachofra



Aqui no Brasil não temos o costume de comer alcachofra com freqüência, mas o consumo dessa flor (sim, flor!) é cheio de benefícios.
A alcachofra pertence à família das margaridas e dos girassóis, originária da Europa e do Norte da África e cultivada no Mediterrâneo desde a Antigüidade, sobretudo na Sicília.

Ela é rica em ciarina, uma substância amarga que estimula secreções do fígado e da vesícula. Também contém tanino, que lhe confere propriedades antidiarréicas. Cada 100g contém cerca de 60 calorias e cálcio, ferro e fósforo, vitaminas do complexo B, potássio, iodo, sódio, magnésio e ferro.

A parte comestível da alcachofra (as folhas são descartadas) é chamada de “coração”, e é onde se concentram as vitaminas. A alcachofra é diurética, pois aumenta o volume da urina e elimina líquidos; é desintoxicante, ou seja, ajuda a eliminar as toxinas e outros resíduos acumulados no organismo; é depurativa, ativando os mecanismos de limpeza do corpo e promove a digestão das gorduras, regulando o fluxo da bílis, contribuindo para metabolizar as gorduras da alimentação. Assim, estas não se acumulam no corpo, ajudando a emagrecer.

Para quem tem dificuldades em encontrar a alcachofra onde mora, existe a opção das cápsulas, vendidas em drogarias e lojas de produtos naturais. Uma consulta com nutricionista irá indicar a forma de uso das cápsulas para aproveitar melhor as vitaminas e benefícios da alcachofra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário