A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Dieta de verão com quinua


A quinua é um cereal que contém várias propriedades funcionais. O valor das proteínas encontradas nela é superior ao de todos os demais cereais. Esse cereal não tem glúten (proteína encontrada no trigo), sendo uma ótima alternativa na alimentação para pessoas com intolerância ou alergia ao glúten. Pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos. Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E. Possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês. Rica em ômegas 3 e 6.

Benefícios funcionais:

SACIEDADE
É rica em fibras o seu consumo ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições. Pode ser uma boa opção para quem quer emagrecer com saúde já que a quinua é bem nutritiva.

FUNCIONAMENTO INTESTINAL
Melhora o funcionamento intestinal, aumenta a quantidade e a velocidade do esvaziamento do bolo fecal. Diminui a constipação.

COLESTEROL/GLICOSE
Diminui a absorção de gordura e açúcares, favorecendo o controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicerídeos no sangue.

RICA EM AMINOÁCIDOS
Isso traz uma grande vantagem para os vegetarianos, que não consomem nenhum alimento de origem animal. Possui aminoácidos, como a tirosina, metionina, lisina e arginina. Melhora as funções cognitivas e aumenta a imunidade. A quinua também é fonte de triptofano, aminoácido ligado à produção de serotonina no cérebro, responsável pela melhora do humor e do bem-estar.

Segue uma deliciosa receita de tabule de quinua para você aproveitar:

Ingredientes

2 xícaras de água
1 xícara de quinua em grãos
1/2 colher de chá de sal
4 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colheres de sopa de suco de limão
3 tomates cortado em cubos
1 pepino cortado em cubos
2 maços de cebolinha picada
2 cenouras raladas
1 xícara de salsa fresca e picada

Modo de preparo

Em uma panela, ferva a água. Após ferver, adicione a quinua e uma pitada de sal. Abaixe o fogo e cozinhe-a por 15 minutos. Após o cozimento, deixe-a esfriando em temperatura ambiente. Solte a quinua com um garfo. Enquanto isso, em uma tigela, coloque o azeite, o sal, o suco de limão, o tomate, o pepino, a cebolinha, a cenoura e a salsa. Misture tudo com a quinua, que já deve estar fria. Para servir unte uma tigelinha e coloque a preparação dentro. Pressione levemente e vire no prato. Enfeite com ramos de salsinha ou hortelã.


Fonte: Universo Jatobá

Nenhum comentário:

Postar um comentário