A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Benefícios do arroz preto


Se no Brasil ele ainda não é tão conhecido, na China ele é cultivado há mais de quatro mil anos. Em terras chinesas, o arroz preto era conhecido como “arroz proibido” porque era consumido somente pelo Imperador e produzido pelos seus súditos. Com fama de produto afrodisíaco e exótico, os benefícios do arroz preto compõem uma lista extensa. A partir da década de 80, a China intensificou a produção desse grão que tem um leve aroma de castanha e é considero uma iguaria na Europa e nos Estados Unidos. Veja porque a versão negra do tão conhecido arroz é boa para a saúde:

Arroz preto: propriedades

Rico em ferro, o arroz preto possui 20% a mais de proteína que a versão branca, além de possui maior quantidade de fibras. Ele é riquíssimo em antocianinas, que melhoram a saúde do coração. Também ajuda a prevenir reações alérgicas respiratórias como asma e rinite por suprimir a ação da histamina, a substância que é a grande responsável por essas reações alérgicas. Por ser rico em proteínas, o arroz preto contribui para a regeneração. Além de todos esses benefícios para a saúde, a versão preta do arroz ajuda a emagrecer. Como possui grande quantidade de fibra, o grão proporciona sensação de saciedade, ajuda a queimar calorias e regula o funcionamento do intestino.

O grão é escuro porque é integral e conserva a película que o envolve. Essa “capa” dá um aroma e sabor diferente. A versão preta possui gosto mais exótico e marcante, é usada por diversos chefs. A cada 100g do grão encontram-se 20% a mais de proteína e oito vezes a quantidade de polifenóis em comparação com o arroz branco. Cada 100g do arroz preto contém 4g de fibras, 332 calorias e 0,34 mg de vitamina B1.

Comparação com o arroz integral

Considerando as propriedades de ambos, o arroz preto é melhor que o integral porque possui maior quantidade de fibras que ajudam na regulação do intestino, de magnésio que é responsável pela fixação de cálcio nos ossos, mais proteínas e menos calorias. A vantagem do arroz integral está na reposição de energia, graças à quantidade de carboidratos (77,5 g) que é maior se comparada ao do arroz preto (72 g.


Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário