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sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Benefícios do grão de bico para a dieta


Seguir uma dieta com grão de bico virou tendência entre quem eliminou o glúten e a lactose da alimentação, seja por intolerância ou simplesmente para perder peso. Isso porque o grão é livre das duas substâncias, além de possuir baixo valor calórico e alto teor de fibras, o que ajuda a emagrecer de forma mais eficiente.

Essa leguminosa de poucas calorias ainda tem boa quantidade de cálcio e ferro em sua composição, além de ser fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. Outra qualidade excelente do grão de bico é que ele é fonte de triptofano, um aminoácido que estimula a produção de serotonina, aquela famosa substância que gera bem-estar.

O indicado para quem está de dieta é comê-lo durante as principais refeições, como substituto de alguma outra leguminosa, como feijão, ervilha ou lentilha. É possível ainda preparar uma salada ou apostar em alguma receita que leve o ingrediente.

O consumo dos melhores nutrientes desse alimento depende de saber como preparar o grão de bico. Ele precisa ficar de molho em água fria de um dia para o outro. O ideal é que se substitua essa água gelada ao menos uma vez durante esse período. Antes de cozinhar, lave bastante em água corrente. Depois, cozinhe em panela de pressão com água que cubra até dois dedos dos grãos e um pouco de sal, por pelo menos 10 minutos (contados a partir do momento em que a panela pegar pressão). Quando estiver pronto, você consegue eliminar as cascas dos grãos apenas pressionando com a ponta dos dedos.

Uma dica de preparo é apostar uma pasta de grão de bico, receita semelhante ao que leva o nome de húmus na culinária árabe. Para fazer, você precisa bater no liquidificador duas xícaras do grão cozido e sem casca com cerca de uma concha da água do cozimento. Junte metade de uma cebola, um dente de alho e outros temperos a gosto e continue batendo. Acrescente aos poucos o suco de um limão, 1/4 de xícara azeite e um pouco de sal. Está pronto!


Fonte: Bolsa de Mulher

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