A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Os benefícios da tapioca


Dos índios veio o cultivo da mandioca, ainda antes da chegada de Pedro Álvares Cabral. A raiz deu origem à fécula, que é base para a tapioca, também conhecida como beiju. Essa iguaria logo conquistou o paladar dos colonizadores e ainda hoje reina absoluta na gastronomia brasileira. Entre os benefícios, podemos citar que, por ser derivada da mandioca, não contém glúten em sua composição. Além disso, é uma fonte de carboidratos e, por isso, de energia. Porém, é pobre em proteínas e fibras.

A receita é simples e rápida, ótima para os dias em que falta tempo para uma refeição elaborada. Tamanha praticidade permite que a delícia marque presença em qualquer momento do dia, até no café da manhã. Mesmo a goma industrializada não leva produtos químicos, portanto é uma ótima alternativa para substituir os pães.

Em meio a tantas vantagens, encontramos apenas alguns impasses: a tapioca, em si, não possui tantos nutrientes. Felizmente, é fácil resolver a questão: Adicione uma colher (chá) de chia à massa para cada duas (sopa) de goma. A tática garante saciedade e evita prisões de ventre.

O outro é em relação aos diabéticos: Eles devem ter mais cautela. Como é um produto com baixo teor de fibras, a absorção é mais rápida. Para minimizar os problemas neste aspecto, basta escolher bem os recheios.

Fonte: Viva Saúde


Nenhum comentário:

Postar um comentário