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segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Chás para a boa forma!


Mesmo no verão, os chás são ótimas pedidas para promover a saúde, boa forma e bem estar. Parece receita da vovó, mas é a mais pura verdade. Uma simples xícara de chá proporciona a manutenção da saúde contra as agressões de diversas doenças, tonificam o organismo, auxiliam na digestão, protegem o fígado e o sistema endócrino. A maneira mais usual de preparação de chá é a infusão, pois conserva a maioria das propriedades químicas da planta. O chá não deve ultrapassar 1 litro por dia e ainda com restrições a algumas ervas, pois o efeito benéfico poderá ter efeito contrário. Conheça alguns tipos de chás e seus efeitos no organismo:

Chá verde: é interessante quando tomado morno, após as principais refeições (almoço e jantar). Estudos mostram que sua utilização ajuda a emagrecer, pois acelera o metabolismo. É também coadjuvante quando se está fazendo tratamentos de gordura localizada e celulite.

Chá de hortelã, menta, camomila, orégano ou carqueja: devem ser tomados próximo às refeições, pois ajudam na digestão e nas doenças estomacais.

Chá de gengibre: aumenta a atividade celular e imunológica e é indicado para perda de peso. É também antibacteriano e fungicida.

Chá branco: Controla o colesterol devido à substância chamada de catequina, antioxidante que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, os riscos de doenças cardiovasculares; ação anti-inflamatório, além de aliviar dores crônicas, ajudar na diminuição da celulite (que é um processo inflamatório); Melhora o humor, pois proporciona sensação de prazer devido à presença do aminoácido chamado L-teanina, que age nos processos cerebrais e aumenta os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem estar; e Previne o câncer, já que a ação antioxidante das catequinas, segundo um estudo do Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina da Califórnia (EUA),  evita alterações genéticas que podem originar células cancerígenas.

Chá de folhas de amora: ajuda no combate ao diabetes e ao colesterol alto e é uma ótima pedida para regular o intestino. O chá de amora pode colaborar para a perda de peso devido à presença de fibra e leveduras, que facilitam a digestão e melhoram o funcionamento intestinal. Além disso, a amora é conhecida por ser a fruta reguladora dos hormônios, já que alivia cólicas menstruais, os desconfortos da TPM e os sintomas da menopausa, como calores intensos e o ressecamento da vagina, por exemplo. O chá também auxilia na prevenção da osteoporose,estabiliza a taxa de açúcar no sangue, diminui as dores de cabeça e a insônia e sua combinação de vitaminas C e E combatem os radicais livres, contribuindo, assim, para o rejuvenescimento da pele.

Chá de capim-limão: possui ação calmante, diurética e bactericida, além de combater insônia, cólicas e resfriados. 20 gramas da folha em 1 litro de água são a quantidade ideal.

Chá de gengibre: age como expectorante, melhora a digestão, a respiração, a circulação, gripes e dores de cabeça. Consuma de 1 a 4 gramas por dia.

Chá de canela: fortalece e harmoniza o fluxo da circulação, é expectorante, analgésica e antiinflamatória. A ingestão ideal é de 1 a 6 gramas por dia. Aproveite para tomar os chás durante a noite. Além de ter uma boa noite de sono, é enquanto dormimos que os nutrientes agem no organismo.

Matéria original publicada no site Beleza Chic


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