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sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Siga as dicas e entre em forma para o verão


O inverno carioca já deu a prévia de como será o verão: muito quente. Os termômetros em plena estação fria bateram recordes com temperaturas de 30°. Ao invés de casacos, muitas pessoas tiraram a roupa de banho do armário e lotaram as praias do Rio de Janeiro. Por isso, quando o verão chegar, devemos estar preparados para uma temporada de muito calor. Contudo, é necessário ter saúde e disposição para aproveitar cada dia ensolarado que está por vir.

Ao contrário do inverno onde, normalmente, acabamos relaxando um pouco na alimentação, investindo em massas, fondue e chocolates quentes, no verão a pedida é por pratos leves que nos deem disposição para investir em programações ao ar livre, ficar até tarde na praia, aproveitar a natureza. Por ser a estação das férias, queremos aproveitar o sol, o mar e o calor para sair de casa e colocar o corpo em movimento. Mas para que isso ocorra da melhor maneira possível, é importante estar atento a três fatores: alimentação, saúde e hidratação do organismo.

Durante o verão, nos dias ensolarados, torna-se mandatório um cuidado maior com a hidratação do corpo. Nessa época há muita perda de líquidos e de sais minerais, portanto é necessário aumentar a ingestão de líquidos para repor essa perda e manter o organismo sempre hidratado. Evite refrigerantes. Invista em água de coco, pois apresenta baixo teor calórico e pode ser utilizada, em alguns momentos, para substituir a água para saciar a sede e também para repor eletrólitos como sódio e potássio em casos de desidratação intensa. Mas não esqueça de beber água natural também.

De olho também na alimentação e bebidas alcoólicas!
Em dias de altas temperaturas, muitas vezes há uma inibição da fome, devido ao calor excessivo. A falta de apetite pode levar a jejuns prolongados, que podem deixar o organismo fraco e debilitado. O ideal para contornar essa situação é consumir alimentos saudáveis e de fácil digestão, como frutas, legumes, carnes magras, saladas, evitando assim frituras e alimentos ricos em gordura, que no verão são mais difíceis de serem digeridos.

Fique atento também às bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior frequência, como por exemplo a cerveja e a caipirinha. Além de conterem calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação e perda de líquido intensa pelo organismo.

Seguindo estas dicas seu verão será marcado por muita disposição e saúde para aproveitar todos os dias da estação mais aguardada do ano.


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