A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Cuidado com a quantidade de adoçante que você consome!


Você já deve saber que, quando utilizado em excesso, o adoçante pode prejudicar a saúde e até colaborar para o ganho de quilinhos a mais. Os adoçantes não são processados no estômago e vão direto para o intestino, atrapalhando a flora intestinal e a ação da insulina, responsável por captar a glicose e manter os níveis de açúcar no sangue, segundo afirma um estudo publicado recentemente na revista Nature. Por isso, ele pode ser acusado de atrapalhar no controle do peso.

O sabor dos adoçantes também engana o cérebro, que entende que você está consumindo açúcar. E, assim como o açúcar, pode criar um certo vício, fazendo você aumentar o consumo cada vez mais. Aos poucos, as pessoas tendem a querer maiores quantidades de adoçantes para sentir o mesmo gosto.

Portanto, fique atenta e veja qual a quantidade diária de adoçante que você pode consumir por dia:

Aspartame: 48 gotas ou 3 envelopes 
Ciclamato: 12 gotas ou 1 envelope
Sacarina: 6 gotas ou 1/2 envelope
Stévia: 7 gotas ou 1/2 envelope
Sucralose: 18 gotas ou 1/2 envelope

E cuidado porque não se deve levar em consideração apenas o número de sachês ou gotas, mas também com a quantidade de alimentos com adoçantes (como balas, gelatinas, bolos, doces etc).

Uma boa alternativa é optar por açúcares mais saudáveis, como o demerara e o mascavo, que contêm mais nutrientes e minerais, e praticamente as mesmas calorias que os adoçantes. E evitar o açúcar branco, que é refinado, além das bebidas adoçadas, como os refrigerantes light e os sucos de caixinha.


Fonte: Vila Mulher

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Os benefícios do chá branco para o emagrecimento


O chá branco, apesar deste nome, tem coloração semelhante aos seus próximos, chá verde e chá preto. E as equivalências não param por aí: a bebida também é antioxidante, estimulante e diurética. Veja mais quatro razões para consumi-lo:

Controla o colesterol
O chá branco possui uma substância chamada de catequina, antioxidante que ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) e, consequentemente, os riscos de doenças cardiovasculares.

É anti-inflamatório
As catequinas presentes no chá branco também são capazes de reduzir os processos inflamatórios do organismo. Por isso, pode ser consumida para prevenir doenças de razão inflamatória ou no alívio de dores crônicas, e também ajuda na diminuição da celulite (que é um processo inflamatório).

Melhora o humor
O chá branco proporciona sensação de prazer e relaxamento por possuir um aminoácido chamado L-teanina. Esta substância age nos processos cerebrais e aumenta os níveis de dopamina e serotonina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar. 

Previne o câncer
A ação antioxidante das catequinas presentes no chá branco ajudam a prevenir o câncer. Um estudo do Instituto Linus Pauling de Ciências e Medicina da Califórnia, nos Estados Unidos, constatou que a bebida evita alterações genéticas que podem originar células cancerígenas.

Fonte: Outra Medicina


sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Siga as dicas e entre em forma para o verão


O inverno carioca já deu a prévia de como será o verão: muito quente. Os termômetros em plena estação fria bateram recordes com temperaturas de 30°. Ao invés de casacos, muitas pessoas tiraram a roupa de banho do armário e lotaram as praias do Rio de Janeiro. Por isso, quando o verão chegar, devemos estar preparados para uma temporada de muito calor. Contudo, é necessário ter saúde e disposição para aproveitar cada dia ensolarado que está por vir.

Ao contrário do inverno onde, normalmente, acabamos relaxando um pouco na alimentação, investindo em massas, fondue e chocolates quentes, no verão a pedida é por pratos leves que nos deem disposição para investir em programações ao ar livre, ficar até tarde na praia, aproveitar a natureza. Por ser a estação das férias, queremos aproveitar o sol, o mar e o calor para sair de casa e colocar o corpo em movimento. Mas para que isso ocorra da melhor maneira possível, é importante estar atento a três fatores: alimentação, saúde e hidratação do organismo.

Durante o verão, nos dias ensolarados, torna-se mandatório um cuidado maior com a hidratação do corpo. Nessa época há muita perda de líquidos e de sais minerais, portanto é necessário aumentar a ingestão de líquidos para repor essa perda e manter o organismo sempre hidratado. Evite refrigerantes. Invista em água de coco, pois apresenta baixo teor calórico e pode ser utilizada, em alguns momentos, para substituir a água para saciar a sede e também para repor eletrólitos como sódio e potássio em casos de desidratação intensa. Mas não esqueça de beber água natural também.

De olho também na alimentação e bebidas alcoólicas!
Em dias de altas temperaturas, muitas vezes há uma inibição da fome, devido ao calor excessivo. A falta de apetite pode levar a jejuns prolongados, que podem deixar o organismo fraco e debilitado. O ideal para contornar essa situação é consumir alimentos saudáveis e de fácil digestão, como frutas, legumes, carnes magras, saladas, evitando assim frituras e alimentos ricos em gordura, que no verão são mais difíceis de serem digeridos.

Fique atento também às bebidas alcoólicas que geralmente são consumidas com maior frequência, como por exemplo a cerveja e a caipirinha. Além de conterem calorias extras, quando ingeridas em grandes quantidades, estas bebidas podem levar à desidratação e perda de líquido intensa pelo organismo.

Seguindo estas dicas seu verão será marcado por muita disposição e saúde para aproveitar todos os dias da estação mais aguardada do ano.


quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Gengibre emagrece, retarda o envelhecimento e previne o câncer



Rico em propriedades medicinais, o gengibre é utilizado há mais de 3 mil anos como remédio para diversos males, e fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio. Por ser antioxidante, aumenta a imunidade, previne o câncer e ainda embeleza a pele e o cabelo. Uma pesquisa do Instituto Hormel, da Universidade de Minnesota (EUA), concluiu que o gingerol - composto que dá sabor picante ao gengibre - retarda o crescimento de tumores no intestino. 

Acrescente uma colher (chá) de gengibre ralado em suas refeições diárias e note o número do seu manequim diminuir! Ele é um alimento termogênico, ou seja, aumenta a temperatura do corpo, mantém o metabolismo acelerado e eleva a queima de gordura. E mais: como é rico em antioxidantes, combate os radicais livres e deixa a pele livre de rugas. Para potencializar o efeito desintoxicante, consuma com alho e cebola.

O chá de gengibre é um ótimo descongestionante quando se está gripado. Ele combate as doenças das vias respiratórias e da garganta por seu efeito antisséptico e anti-inflamatório. Mas atenção: o consumo do gengibre tem contraindicação para quem é hipertenso ou tem problemas estomacais, como gastrite e úlcera. 

Na hora da compra, escolha um gengibre com a pele lisinha - assim você tem a certeza de que ele não está fibroso. Descarte os pedaços enrugados, sem cor e com as pontas mofadas: quando começam a envelhecer, ficam com o gosto mais forte e ardido. Guardado na parte de baixo da geladeira, dentro de um saquinho de papel (como o de pão), o gengibre permanece fresco por várias semanas.

Fonte: M de Mulher

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Alimentos poderosos para sua dieta



Existem muitos truques por aí que garantem um corpo lindo e a redução de medidas imediata. Mas a verdadeira maneira de se manter em forma é apostar numa dieta saudável, a base de alimentos naturais, como sementes, frutas, verduras e um time de outros itens indispensáveis para seu cardápio. Hoje, vamos falar sobre estes alimentos e os poderes que exercem sobre nosso organismo.

No grupo das sementes, a amêndoa é uma ótima opção. Além de ser ótima para a pele, é rica em gordura boa (mono e poli-insaturadas), e ajuda a perder peso e melhora a sua saúde. Seus benefícios não param por aí:  tem ação anti-inflamatória, baixo índice glicêmico (saiba mais sobre índice glicêmico), fibras, magnésio e proteína. E uma ótima informação para as mulheres: combate a celulite e ajuda a emagrecer!

O coco, uma deliciosa bebida para os dias mais quentes, também pode ser incluso na sua lista do bem. Rico em ômega-3, o fruto faz um bem danado ao coração e age como um excelente anti-inflamatório. Outra notícia boa para quem quer perder umas gordurinhas: o alimento é utilizado como fonte primária de energia pelo organismo, ou seja, não fica armazenada. 

A chia, outra sementinha ótima para emagrecer, carrega os ácidos linolênico, oleico e alfa-linoleico, que ajudam a diminuir as inflamações. Por ser rica em fibras solúveis, melhora o trânsito intestinal e ajuda a aumentar a sensação de saciedade, o que corrobora para a perda de peso. Controla, também, os níveis de glicose, colesterol e pressão artificial. Maravilhoso, não?!

Agora, você já sabe quais itens incluir na sua lista de compras e alavancar sua saúde!

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Aposte nesses 4 alimentos termogênicos para queimar gordura corporal


Aqui no blog eu já mostrei 7 alimentos que te ajudam a emagrecer mais rápido porque são termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo e auxiliam na queima de gordura corporal. Pois você pode acrescentar mais quatro alimentos a essa lista, e incluir todos em uma alimentação variada. Confira:

GUARANÁ EM PÓ
Tem efeito estimulante, melhora a atenção e o rendimento na prática da atividade física. Uma colher de café por dia é o suficiente, adicionado ao leite, água ou suco.

CAFÉ
O café otimiza a performance dos treinos, o rendimento e o desempenho cognitivo. Isso aumenta a agilidade e a atenção, além de reduzir a fadiga. Três a quatro xícaras por dia bastam.

PIMENTA VERMELHA (CAPSAICINAS)
Aumenta a salivação, estimula a secreção gástrica e o bom funcionamento intestinal. Alguns estudos mostram redução na ingestão alimentar e aumento do gasto energético após as refeições que contêm pimenta. Três a quatro gramas por dia em temperos em pratos quentes e saladas são o ideal.

FEIJÃO BRANCO
A faseolamina  presente nele tem como propriedade inibir a atividade da enzima responsável pela transformação do amido (carboidrato) ingerido, em glicose. Esse mecanismo apresenta uma alternativa segura para as dietas de emagrecimento e para diabéticos que precisam diminuir a quantidade de açúcar circulante.


Fonte: Daqui Dali

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Invista na linhaça


As pesquisas não cansam de descobrir os benefícios da linhaça para a saúde. É por isso que quando se fala na semente, a gente já imagina uma avalanche de vantagens. Fonte de fibras alimentares, proteínas, vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ela é a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza e, ainda, contém ferro, zinco e um pouco de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Todos estes componentes podem diminuir o risco de algumas doenças degenerativas como diabete, arteriosclerose e doenças cardíacas.

As mulheres aprenderam a colocá-la no prato também pelos benefícios que proporciona a beleza. Além de melhorar o funcionamento do intestino, a linhaça acaba com a retenção de líquidos e ajuda na eliminação de toxinas. Fonte de ácidos graxos poliinsaturados, ainda retarda o envelhecimento celular e combate os radicais livres, deixando a pele jovem e bonita. Quer mais? Ela contém uma substância chamada taglandina, que regula a pressão do sangue, a função arterial e exerce um papel importante no metabolismo de cálcio, melhorando a produção de energia celular. Quer dizer? Seu consumo faz com que os músculos se recuperem mais rapidamente após os exercícios. Você pode ir para a academia tranquila porque a chatinha dor do dia seguinte tende a ser mais branda!

Seu poder de emagrecimento também é mega! Quando associada a uma dieta hipocalórica ou a reeducação alimentar, ela também ajuda a emagrecer. Uma colher de sopa possui só 39 calorias. O ideal é que se consuma 2 colheres de sopa por dia. Você não tem desculpas para acrescentá-la no seu dia a dia. Ela pode ser adicionada no suco, sobre uma fruta, ou misturada com aveia, leite desnatado ou iogurte 0% gorduras e de baixas calorias.


Fonte: Shape

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Emagreça com chá de folha de amora


Além de eliminar as gordurinhas, faz milagres pela saúde e bem estar. Estamos falando do chá de folhas de amora, que possui propriedades medicinais poderosíssimas. A bebida ajuda no combate ao diabetes e ao colesterol alto e é uma ótima pedida para regular o intestino. O chá de amora pode colaborar para a perda de peso devido à presença de fibra e leveduras, que facilitam a digestão e melhoram o funcionamento intestinal.

Além disso, a amora é conhecida por ser a fruta reguladora dos hormônios, já que alivia cólicas menstruais, os desconfortos da TPM e os sintomas da menopausa, como calores intensos e o ressecamento da vagina, por exemplo. O chá também auxilia na prevenção da osteoporose,estabiliza a taxa de açúcar no sangue, diminui as dores de cabeça e a insônia e sua combinação de vitaminas C e E combatem os radicais livres, contribuindo, assim, para o rejuvenescimento da pele.

A maneira correta de fazer o chá é ferver um litro de água e, em seguida, acrescentar de três a cinco folhas de amora. O chá pode ser consumido no decorrer do dia em que foi preparado, quente ou em temperatura ambiente. A perda de peso varia de pessoa para pessoa, mas a média é de 1,5kg por semana, tendo uma alimentação balanceada e uma prática diária de exercícios físicos. Você pode utilizar as folhas ao natural (se você tiver acesso a uma amoreira) ou comprá-las secas em lojas de produtos naturais.


Fonte: Oficina da Moda/Bolsa de Mulher