A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Troque o chocolate pela alfarroba!


Típica da região do mediterrâneo, a alfarroba é uma espécie de vagem cujas sementes são removidas, torradas e moídas, dando origem a uma farinha escura e doce com sabor bastante similar ao do chocolate. No entanto, olhando de perto, é possível notar que os dois alimentos são muito diferentes, principalmente na hora de encaixá-los na dieta. Conheça a seguir os benefícios da alfarroba e porque você deve trocar o chocolate por ela:

Açúcar
O cacau tem sabor mais amargo e precisa de uma maior quantidade de açúcares para que seu gosto fique mais compatível como paladar. A alfarroba, por sua vez, já é naturalmente adocicada e dispensa a adição de açúcar. Essa característica faz com que alfarroba tenha baixo índice glicêmico, garantindo glicemia mais estável e maior saciedade. Já os chocolates açucarados têm alto índice glicêmico, que tem o efeito contrário no corpo.

Fibras
Enquanto o chocolate meio amargo tem 4,9 gramas de fibra alimentar em 100 gramas, a alfarroba em pó tem 39,8 gramas de fibras para a mesma quantidade. Além de ajudar no bom funcionamento do sistema digestivo, esse composto dos alimentos aumenta a sensação de saciedade, fazendo com que o consumo exagerado de alimentos seja reduzido.

Vitaminas
Na composição da alfarroba, há vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes e melhora da visão, vitamina B1, que beneficia o sistema nervoso, músculos, coração e raciocínio, e vitamina B2, que é a responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo. O chocolate com maior quantidade de cacau na sua composição, por sua vez, é rico em vitaminas A, C e do complexo B.

Dica: apesar de ser utilizada no preparo de bolos, pães e bombons, a melhor maneira de consumir farinha de alfarroba é crua, pois seus nutrientes ficam mais preservados.

Minerais
O chocolate ao leite é rico em cálcio: tem 191mg de cálcio em cada 100 gramas. Mas a alfarroba tem ainda mais: são 348mg para a mesma quantidade.

Intolerância alimentar
Além de ser uma excelente alternativa para quem é alérgico ao chocolate ou tem intolerância ao cacau, a alfarroba não possui lactose ou glúten. Outro ponto positivo é a ausência de estimulantes como cafeína e teobromina.

Você pode encontrar produtos a base de alfarroba em lojas de produtos naturais e diet.

Fonte: Bolsa de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário