A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Emagreça comendo sardinha


Ela já foi vista como a prima pobre entre os pescados. Mas sua riqueza nutricional ultrapassou peixes como atum e salmão para coroá-la como ícone de um cardápio saudável. A sardinha é riquíssima em ômega 3. Entre os benefícios oferecidos por essa gordura estão um coração saudável e um corpo livre de males como câncer. E isso já foi demonstrado por diversas pesquisas, que comprovaram que um cardápio rico em alimentos com ômega 3 baixa o risco cardiovascular, sobretudo em quem tem maior propensão a infartos. Além disso, também ajuda a prevenir o câncer de mama.

Um estudo da Unicamp comprova que o ômega 3 impede a inflamação do hipotálamo, região do cérebro responsável pela noção de saciedade. Portanto, evita a fome. Essa área incha com o consumo de gorduras saturadas (carne vermelha e queijo) e, por isso, tais alimentos nos fazem comer mais.

Dizem que ninguém bate a carne vermelha com relação a quantidade de proteínas. Mas a sardinha faz bonito: 100 g da assada (32,2 g) têm quase a mesma porção de um filé-mignon grelhado (32,8 g). Uma dieta rica em proteínas está associada, entre outras coisas, à redução da pressão arterial, ao controle do diabetes e a um menor risco de câncer.

A sardinha também é um reservatório de fósforo, triptofano e vitamina B12, que asseguram o estado de bem-estar cerebral. Além disso, uma lata de sardinha tem mais cálcio que um copo de leite (principalmente a em conserva, que preserva a espinha), e é fonte de vitamina D, vitamina essencial para a absorção de minerais como cálcio e fósforo. A principal forma de obtê-la é por meio da exposição ao sol, mas a dieta também ajuda a atingir os valores diários recomendados.

Quando for escolher qual comprar, prefira a sardinha em conserva no molho de tomate, que contém menos sódio. Se só encontrar a conservada em óleo, descarte-o antes de consumir. E se for comprar a sardinha fresca, prepare assada ou cozida, nunca frita (pois dessa forma ela perde o ômega 3).


Fonte: M de Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário