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quarta-feira, 21 de maio de 2014

Evite a retenção de líquidos com os alimentos certos



Sempre há um dia em que acordamos e nos sentimos pesadas, com a barriga maior e a impressão de que engordamos alguns quilinhos do dia para a noite. Calma, você não precisa se desesperar, pois provavelmente só está com retenção de líquidos. Nada mais é que um inchaço causado pelo acúmulo de água em excesso no organismo, o que provoca a sensação de desconforto no corpo e dá a aparência de ter engordado alguns quilos.

O problema pode ter várias causas, que vão desde alterações hormonais causadas pelo estresse, menstruação, gravidez ou até mesmo pela alimentação inadequada. Mas com os alimentos certos você pode combater a retenção de líquido e evitar o mal-estar e a sensação de corpo inchado que incomoda.

Cereais

A aveia é um cereal rico em proteínas e minerais que além de fortalecer os dentes, ossos e o tecido conjuntivo, é muito eficaz no fornecimento de energia e estabilização dos níveis de estrogênio, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo.

Além disso, regula o intestino, garante uma pele mais bonita e combate a sensação de inchaço e mal-estar da retenção de líquido. A aveia é digestiva e contribui para o bom funcionamento do organismo evitando a prisão de ventre, por isso deve ser consumidos no dia-a-dia combinados com frutas e iogurtes. Outros cereais integrais como a quinoa, arroz e linhaça, também podem ser consumidos para combater a retenção de líquido.

Chás

Para combater a sensação de inchaço e mal-estar do corpo, é necessário consumir bastante líquido, principalmente os chás diuréticos com o branco, verde, carqueja e cavalinha. Estes chás são ótimas opções para ajudar na diminuição da retenção de líquido porque possuem propriedades que ajudam acelerar o metabolismo e, de quebra, ainda queimam algumas calorias.

Água

A água é a principal aliada para combater a retenção de líquido. Consumir até 2 litros de água por dia é essencial não só para a hidratação do corpo como também para estimular o funcionamento dos rins, que são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo, o que ajuda a aliviar o inchaço do corpo.

Frutas

Algumas frutas que combatem inchaço e amenizam a sensação de mal-estar são a melancia, o abacaxi e a pêra, que possuem uma grande quantidade de água. Também entram na lista o melão, que é diurético, a uva e ameixa, que auxiliam na limpeza do organismo porque evitam a prisão de ventre, e a manga, a banana e a laranja, que fazem o corpo desinchar.


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