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quarta-feira, 28 de maio de 2014

Escolha os alimentos pela cor



Todos nós sabemos que quanto mais colorido o prato, mais nutrientes estamos consumindo durante a refeição. Pois que tal descobrir o benefício de cada cor no seu organismo?

Vermelho

Os alimentos vermelhos possuem um alto teor de licopeno, que é um poderoso antioxidante (combate o envelhecimento precoce), além de amenizar o estresse. Também podemos encontrar nesses alimentos a vitamina C, que ajuda a manter a imunidade alta. Estão nesse grupo o tomate, a melancia, a goiaba, entre outros.

Verde

A cor verde dos alimentos é sinal de que eles contêm fitoquímicos, que ajudam a prevenir doenças como o câncer. Os verdinhos também são ricos em luteína e zeaxantina, que blindam o organismo contra o câncer de cólon e reduzem o risco de degeneração muscular. Invista no agrião, chuchu, couve, pepino e kiwi, entre outros.

Branco

A responsável pela cor branca em alguns alimentos é a substância flavina. Estes alimentos são ricos em minerais, carboidratos, vitamina B6, cálcio e fósforo, e auxiliam a renovação celular, protegem o sistema imunológico e ajudam na elasticidade dos músculos e na formação dos dentes. Entre esses alimentos estão o arroz, o rabanete, a banana, a mandioca, a cebola, o alho, etc.

Amarelo

Os alimentos amarelos são fonte de betacaroteno, uma substância que ajuda na saúde dos tecidos (pele) e dos cabelos, e de vitamina C. A laranja, o mamão, o melão, o milho, o pêssego, entre outros, ajudam a prevenir o envelhecimento.

Roxo, azul e preto

Essa tonalidade, digamos, “diferente”, é causada pela presença da antocianina, pigmento associado à vitamina B1, que transforma os nutrientes em energia. Ela ajuda a retardar os sinais de envelhecimento. A coloração escura também tem propriedades antioxidantes, que ajudam no combate ao câncer e doenças cardiovasculares. A uva, repolho roxo, jabuticaba, ameixa e berinjela, por exemplo, auxiliam e retardam os sinais de envelhecimento.

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