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quarta-feira, 14 de maio de 2014

Enriqueça sua dieta com os brotos


Chegou a hora de você turbinar a sua dieta com os brotos. Por ter valor calórico baixíssimo, esse tipo de alimento pode e deve ser inserido no cardápio, principalmente devido ao teor reduzido de gordura e por conter muita água em sua composição.

Os tipos de brotos mais conhecidos são: os de feijão, que possuem vitamina C, ferro, proteínas e cálcio; os de alfafa, ricos em fibras, pouco calórico e ajudam na função intestinal; e os de bambu, bastante usados no oriente, são ricos em nutrientes, como proteína vegetal, cálcio, aminoácidos, fibras, fósforo, e vitaminas B1, B2 e C.

Para termos ideia de como são ótimos para dietas: 100gr de broto de alfafa cru equivalem a 29 cal; 100gr de bambu cozido equivalem a 12 cal e 100gr de broto de feijão cozido resultam em 39 cal. Viu só?

Para diversificar o consumo dos brotos no dia a dia, você pode comê-los crus, temperados em salada, batido em um suco (no caso do broto de feijão) e até em uma sopa.

Você pode encontrar brotos frescos ou empacotados nas prateleiras do mercado. O ideal é que assim que chegar em casa, você os deixe imersos em água para preservar seu conteúdo nutricional. Indica-se que os brotos sejam cozidos antes do consumo, isso para evitar os riscos de contaminação.

Por fim, fora todos os benefícios já listados, é bom saber que os brotos ainda são antioxidantes! Estudos apontam que a concentração de compostos fenólicos, principalmente os flavonoides, do broto de feijão, por exemplo, estão em maior quantidade se comparado a outros vegetais como a cebola, a cenoura e o tomate. As mesmas pesquisas apontam a sua capacidade de reduzir a oxidação em até 50%.


Fonte: Cyberdiet

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