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quarta-feira, 16 de abril de 2014

Parece saudável, mas não é!

As versões de peru embalado (defumado ou blanquet) são muito carregadas de sódio. Ou seja, enganam como sendo saudáveis

O aumento da preocupação com a saúde fez com que várias marcas lotassem as prateleiras dos supermercados com produtos naturais e integrais, livres de açúcar, gordura e sódio. Mas será que todos esses produtos são saudáveis? Confira a lista dos alimentos “enganadores”:

BARRAS DE CEREAIS
As barrinhas de cereais são vistas como uma ótima alternativa para enganar a fome. Porém, muitas são cheias de xarope de milho (rico em frutose), açúcar e gordura saturada. Além disso, muitas marcas contêm mais de 350 calorias. Para repor carboidratos e proteínas após um treino pesado ou caminhada, existem alternativas, como queijo magro ou três bolachas integrais de água e sal.

PERU
O peru é uma ótima fonte de proteína magra, mas as versões de peru embalado (defumado ou blanquet) são muito carregadas de sódio. Algumas marcas contêm um terço do consumo diário de sódio recomendado para um dia.

SUCOS DE CAIXINHA
O problema dos sucos de caixinha está na quantidade de açúcar na receita. Seja néctar, suco de caixinha ou suco em pó, todos podem ser ricos em açúcar, ter muitos conservantes e corantes e não ter todas as vitaminas encontradas na fruta. Atenção até para aqueles ditos “naturais”, “com 100% de fruta”. Um “suco natural” industrializado, por exemplo, pode ter até duas colheres de açúcar para cada 200 mililitros.

CHOCOLATE DIET
Os alimentos diet são aqueles em que há retirada de algum ingrediente da formulação, sendo o mais comum o açúcar, mas isso não quer dizer que eles são necessariamente mais saudáveis. Com a retirada de um dos ingredientes, outro pode aparecer em maior quantidade para que o alimento não perca o sabor. No chocolate diet, retira-se o açúcar, mas a quantidade de gordura é maior que no chocolate tradicional. Neste caso, o diet acaba tendo um valor calórico maior que o do tradicional.

PÃES MULTIGRÃOS
As embalagens que trazem o termo "multigrãos" nem sempre trazem grãos integrais, que são bons para o coração. Muitos deles são preparados com grãos refinados, logo, não trazem o benefício nutricional fornecido por um grão integral. Por isso é importante ler as informações nutricionais com muita atenção. Em primeiro lugar, observe na lista se a farinha é refinada, pois, se for, este pão não é 100% integral.


Fonte: Webrun

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