A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Inverno e a alimentação!

O friozinho já começou a dar as caras e, com ele, as comidas deliciosas e tentadoras. É comum ganhar peso nessa época do ano, já que é quase impossível não dar uma escapadinha na dieta e fazer as receitas tradicionais do outono e do inverno, como foundue, queijos e chocolates. Quando chega o inverno, a temperatura do nosso corpo cai e, para se aquecer, ele utiliza a comida como sua fonte mais poderosa de energia. Por isso, nessa fase, quem está acima do peso tende a preservar os quilinhos a mais, porque o corpo sente a necessidade de estocar a gordura.
 

Então, se você for cair na tentação do fondue, cuidado! A dica é ir a locais que tenham o prato em pequenas quantidades. Se não conseguir se controlar, faça um fondue com queijo magro, como a ricota. Caso seu ponto fraco sejam os chocolates, invista nos amargos e sacie-se apenas com um quadradinho da barra. O vinho, acompanhamento perfeito para os jantares de dias frios, também exige atenção, Mas há mais pontos positivos do que negativos nisso tudo. Dentre todas as bebidas alcoólicas, o vinho é que tem menos calorias (se bebido moderadamente, claro). Além disso, é a bebida que menos se transforma em gorduras localizadas – aquela “barriguinha de chope” não é perigo. E para fechar com chave de ouro, o teor alcoólico do vinho – nem tão baixo quanto o de uma cerveja, nem tão alto quanto dos destilados – encoraja o corpo a queimar calorias por até 90 minutos depois de beber! Alterne a ingestão com água.

Sopas, as estrelas da estação

As sopas são grandes aliadas da época, mas é necessário ficar de olho ao escolher os ingredientes. Um prato de caldo de carne com legumes tem 120 calorias. Se for creme de palmito com creme de leite vai para 190 calorias. Para dar aquela forcinha à silhueta, evite preparos com muito azeite, que é calórico, sopas que levam macarrão, queijos amarelos, bacon, creme de leite e pão italiano. Os grãos, como lentilha e grão-de-bico, apesar de saudáveis, se não forem misturados com vários legumes, tornam a sopa mais densa e calórica. Queijo ralado também deve ser usado com moderação: uma colher tem 90 kcal.

Artigo publicado no portal Beleza Chic 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário