A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

sexta-feira, 28 de março de 2014

Dicas de chás que amenizam o estresse e eliminam o inchaço



O inchaço abdominal (retenção hídrica) pode ser causado por vários motivos, entre eles o estresse. Quando os seus ânimos estão alterados, a produção de insulina e cortisol no organismo aumenta. Esses dois hormônios contribuem para a retenção hídrica. Os níveis altos de insulina dificultam a eliminação de sódio, mineral que retém água no organismo. Já o cortisol diminui a atividade renal, que também pode causar o inchaço.

Por isso, o ideal para reduzir o inchaço é relaxar. Uma boa dica são os chás, que além de acalmar, também podem agir como diuréticos (eliminando o excesso de líquidos do corpo).

A camomila é calmante, reduz a ansiedade, dor de cabeça, cólicas, gases e cãibras. Faça uma infusão com 6 a 12 gramas da planta. Já a lavanda pode ser utilizada não somente pelo seu aroma, mas também pelos seus poderes no combate à ansiedade, dores de cabeça, hipertensão e até depressão. Experimente tomar o chá diariamente, colocando duas colheres de chá de lavanda em uma xícara de água fervente.

O capim-limão possui ação calmante, diurética e bactericida, além de combater insônia, cólicas e resfriados. 20 gramas da folha em 1 litro de água são a quantidade ideal. Já o gengibre age como expectorante, melhora a digestão, a respiração, a circulação, gripes e dores de cabeça. Consuma de 1 a 4 gramas por dia.

Por fim, a canela fortalece e harmoniza o fluxo da circulação, é expectorante, analgésica e antiinflamatória. A ingestão ideal é de 1 a 6 gramas por dia. Aproveite para tomar os chás durante a noite. Além de ter uma boa noite de sono, é enquanto dormimos que os nutrientes agem no organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário