A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

4 dicas para diminuir o colesterol


Quando em excesso, o colesterol (gordura encontrada naturalmente em nosso organismo) torna-se o vilão das doenças cardiovasculares por entupir as artérias do coração. Conhecido como LDL, o mau colesterol pode (e deve) ser prevenido com exercícios físicos e dieta saudável. Essa simples mudança de hábitos eleva a produção do bom colesterol (HDL), que limpa a circulação sanguínea, varrendo a outra porção da parede dos vasos.

O que comemos diariamente influi na produção de colesterol no organismo. Por isso, é muito importante seguir uma rotina de alimentação saudável, e alguns alimentos em especial podem ajudar.

Ervilha, grão-de-bico, feijão e lentilha são boas fontes de fibra, um nutriente que diminui a absorção de gordura pelo organismo. Uma sugestão é empregar esses grãos em sopas e saladas. Alimentos como a maçã e a batata também têm uma grande quantidade de fibras na casca. Prepare saladas, tortas e sucos com eles e coma frutas frescas.

Evite comidas de origem animal, como manteiga, queijo, leite integral, bacon, salsicha, salame, presunto, gema de ovo e pele de aves. Assim você diminui bastante o consumo da maléfica gordura saturada.

O tempero é rico em gorduras monoinsaturadas, que atuam como protetoras do coração. Elas diminuem o nível do mau colesterol no sangue ao mesmo tempo que aumentam o bom.

Estudo recente da Sociedade Britânica de Ciência afirma que comer uma barra pequena (30 g) de chocolate meio amargo com 75% de cacau todos os dias ajuda a combater as doenças cardíacas. Isso porque o cacau tem flavonoides, que evitam o acúmulo do colesterol nas artérias.


Fonte: Máxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário