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segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Alimentos x ansiedade


Em tempos de crise econômica, o estresse pode ser responsável pelo ganho de peso já que comer acaba sendo válvula de escape para muitos. Para o ansioso, que vive em constante estado de alerta, a situação pode ser ainda pior. Alguns alimentos, no entanto, podem sim, aliviar os sintomas da ansiedade. Primeiramente, há diferenças entre o ansioso e aquele que fica ansioso por uma razão momentânea. O ansioso apresenta sintomas como inquietude, sudorese, taquicardia, boca seca, insegurança e dificuldade de ação e precisa de ajuda profissional. Já o quadro passageiro, com alguns desses sintomas, ocorre quando a pessoa passa por situação difícil de administrar. Em ambos os casos, a alimentação pode fazer a diferença.

Para diminuir a ansiedade deve-se priorizar as fibras, especialmente as verduras, frutas e as chamadas fibras terapêuticas que são hidrófilas e misturadas na  água  formam um volume  grande no estômago, saciando-o. Você também pode apostar em um bom suco de maracujá natural e nos chás de ervas. As balas sem açúcar, principalmente as gelatinosas (ricas em colágeno e fibras), também podem ser consumidas à vontade.

Para ansiosos, o consumo de um aminoácido precursor da serotonina (o hormônio do bem-estar), o triptofano, presente no arroz e nos pães integrais, soja, nozes, tâmara e lentilha, podem ajudar bastante. Outro alimento que tem poder de aliviar tensões é o chocolate. Presente no cacau, a catequina, que além da ação antioxidante, baixa o colesterol ruim, previne doenças cardíacas e controla as substâncias responsáveis pela ansiedade em nível do córtex cerebral, relaxando-o.

Mas cuidado: o chocolate é uma bomba de gordura e açúcar. Um bombom, que tem 25g de chocolate chega a 60% da gordura que deve ser consumida em um dia inteiro. Já  o chocolate amargo, por não conter açúcar, é menos calórico e muito menos prejudicial. Neutraliza radicais livres e baixa a pressão sanguínea. A ingestão do carboidrato presente no chocolate também provoca liberação de serotonina, o que melhora o humor. Você pode dar preferência, ainda, à ingestão de vitaminas do complexo B, presentes em carnes, ovos, leite, nozes e cereais integrais, para aliviar os sintomas da depressão, também relacionados com ansiedade.

Mais importante que comer é controlar a compulsão: Melhor que se empanturrar de comida para aliviar momentaneamente a ansiedade, é manter alimentação e hábitos saudáveis. O equilíbrio é a chave para a boa saúde física e mental.


Fonte: Vida Integral (com a minha consultoria)

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