A Medicina Ortomolecular feita da maneira certa!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Minha opinião sobre a dieta sem glúten


Quando digitamos o verbo “emagrecer” na busca do Google, sabe quantos resultados aparecem? Mais de 5 milhões. Sem contar todas as suas variações, como a palavra “emagrecimento” ou frases como “emagreci comendo”. Esta procura por métodos milagrosos para perder peso é incessante e a última novidade é a Dieta Isenta de Glúten que consiste em, como o nome já diz, retirar totalmente o glúten da alimentação.

Então, isso funciona?

A princípio, o único problema que realmente exige a restrição do glúten é a doença celíaca, causada por uma proteína encontrada no trigo. Não há nenhuma garantia de que ao cortar o glúten, há uma perda de peso, mas se minimizamos o seu consumo, presente em muitas fontes de carboidratos, haverá redução de colorias e, consequentemente, de peso. No entanto, estudos ainda não comprovam a validade dessa dieta; e por mais que, a princípio, não apresente nenhum risco, é necessária a avaliação e acompanhamento de um profissional, e manter um plano alimentar balanceado.


Para quem deseja seguir a dieta, e nunca teve problemas com o consumo de glúten, o fundamental para a manutenção da saúde é ter uma dieta balanceada através da ingestão de nutrientes. Pode-se fazer uma retirada por um determinado período e depois reintroduzir na dieta. Enfim, a avaliação profissional para os objetivos, ou possíveis sintomas, é fundamental para o consumo ou corte do glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário