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sexta-feira, 7 de junho de 2013

4 dicas para uma alimentação mais saudável


Todos nós sabemos que comer frutas e legumes todos os dias é essencial para uma boa saúde. Mas é tão difícil colocar em prática, não é mesmo? O consumo diário recomendado (pela Organização Mundial da Saúde) é de 5 porções (400g) de frutas e legumes por dia!

Por isso, hoje eu dou 5 dicas para você incluir as cinco porções diárias no seu menu sem fazer muito esforço:

Adicionar frutas ao café da manhã

O café da manhã não tem que ser chato, especialmente se você adicionar frutas. Por exemplo, você pode cortar uma maçã ou uma pêra, juntar com blueberries (mirtilo), e colocar no cereal ou na farinha de aveia para obter um reforço de vitamina C e betacaroteno. Se você não tem tempo de tomar café da manhã, uma solução é um shake de frutas vermelhas, como morango, amora e framboesa, que são ricas em antioxidantes que estimulam o sistema imunológico. O mais importante são as polpas das frutas, pois mastigá-las aumenta a produção dos sucos gástricos, o que auxilia o processo de digestão e absorção de nutrientes.

Adicionar a casca é ainda melhor, porque ajuda a reduzir o colesterol. Para aqueles que argumentam que comer frutas os deixam inchados, um remédio: É melhor comer a fruta por volta de uma hora antes da refeição, pois ela contém açúcares simples, que não exigem muita digestão. Outros alimentos, como os ricos em gordura, proteína e amido, permanecem por mais tempo no estômago, e tem uma digestão mais lenta. Por isso, se você comer frutas após a refeição, a frutose vai ficar por muito tempo no estômago, fermentar e causar distensão abdominal e flatulência.

Sopa para substituir o sanduíche 

Sopa de agrião é uma escolha ideal para o almoço, pois é rica em ferro e magnésio. No entanto, se você preferir um sanduíche, basta adicionar uma porção de folhas verdes escuras, como espinafre e agrião. Se o problema da sopa é que dá a impressão de que não enche o estômago, você pode adicionar carne ou legumes a uma base vegetal. Para uma sopa para quatro ou seis pessoas, por exemplo, a base pode ser de 500g de cebola, 250g de cenoura e 250g de aipo. Descasque e corte os legumes em cubos e misture em uma frigideira grande, em seguida cubra-os com água. Deixe ferver e cozinhe até que os legumes estejam macios. Tempere com sal e vinagre, e misture até ficar homogêneo. Você pode peneirar se quiser não quiser a sopa com pedaços.

Compota de frutas

Cozinhar a fruta lentamente usando especiarias ao em vez de açúcar também é uma boa maneira de melhorar o sabor do doce ou da compota. Uma dica é fazer peras e pêssegos cozidos em um pouco de água com anis estrelado e canela. Depois de cozido, retire as frutas e adicione um pouco de iogurte grego e açafrão. Uma outra dica é usar menta, que adiciona frescor a uma salada de frutas ou compota. Açafrão funciona bem com manga e laranja.

Varie as frutas e legumes

Uma das melhores maneiras de aproveitar ao máximo as cinco porções por dia é comer de acordo com as cores do arco-íris, ou seja, diferentes frutas e legumes. É muito importante ter uma dieta variada e experimentar pratos diferentes.

O coco, que muitos acham pouco saudável, por exemplo, é muito bom para a pele e o cabelo. Você pode cozinhar carne com leite de coco. Finalizando, quanto mais variada a dieta, mais saudável você está.


Fonte: BBCBrasil.com

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